quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobre a blogosfera e mais do mesmo



Eu gosto muito da blogosfera. Não consigo escrever muito aqui, mas acompanho e leio muitos blogs diariamente. Não sei vocês, mas eu gosto de blogs pessoais, mesmo os temáticos precisam desse tom. Sempre que um blog virá profissional demais fico desconfiada e torço o nariz. Parece que o blog vai perdendo o jeito, a forma, fica forçado.

Ok, a internet está para todos e pode ser uma ótima forma de ganhos e afins. Mas, tem muita blogueira abusando do espaço. Primeiro porque as “blogueiras profissionais” que fazem um trabalho bacana são um grupo pequeno. Sobra muita gente fazendo mais do mesmo ou uma imitação mal feita de um blog famoso. A Shame on you e os milhares de blogs de moda que surgem a cada minuto não me deixam mentir.


Fora isso o desespero por uma audiência conquistada sob artifícios suspeitos. Um deles são os sorteios, desses que você precisa seguir quinze mil redes sociais, postar foto, frase, dá um pulinho e uma rodadinha para ganhar um lindo chaveiro. O que é isso minha gente?  Pior que o sorteio é a publicidade disfarçada ou não informada. Indicações de produtos “ótimos” que na verdade foram enviados pela empresa. Isso sim é grave, é enganar o leitor e abusar do espaço e da confiança adquirida.  


Qualquer um que escreva um blog gosta de reconhecimento, de um comentário elogiando e visitas na nova publicação. Todos que se propõe a essa tarefa esperam em alguma medida esse reconhecimento. Que esse seja adquirido por merecimento, inovação ou conquista própria. Vamos criar mais, com mais verdade e bom senso.  


Imagem via Pinterest

6 comentários:

mary micucci disse...

Concordo com você, muitos blogs que ganham fama acabam perdendo a sua "cara". Parece que hoje o mais importante é ganhar dinheiro e fama, as pessoas já montam um blog pensando nisso. =/

Mas ainda existe muito blog bacana por ai..

http://marymicucci.com

Camila Faria disse...

Tão verdadeiro esse post Ellen! Acho que é preciso muito bom senso mesmo na hora de escrever um blog. E muita verdade também. É impressionante a quantidade de "propostas de parceria" que a gente recebe todos os dias, cada uma mais maluca que a outra.

Acho que, para alguns, é mais fácil cair nessa armadilha de "recomendar" qualquer coisa, desde que enviem um brinde para a sua casa. Eu tento ser sempre só indicar produtos e serviços que eu realmente acho bacanas, independente de patrocínio.

ellen guerra disse...

É verdade Mary, ainda existem muitos blogs bacanas.

Que bom Camila que você indica sempre produtos que vc realmente gosta. Gosto muito das suas indicações.

Beijos meninas :)

Anônimo disse...

Oi Ellen.
Concordo com vc, em cada 5 blogs que eu entro para visitar 3 são de sorteios ou divulgação de produtos. Não sou contra posts sobre produtos, acho interessante algumas dicas, mas tem que ser algo que a pessoa realmente usou e gostou. Enganação e abuso, não é legal, seja na blogosfera ou em qualquer outra situação da nossa vida.
Beijos!!

Pablo disse...

Falou e disse! Também sou apreciador de blogs pessoais! Amo passar horas lendo posts de blogs assim!
Sinto preguiça de comentar naqueles que só sabem fazer propaganda! = P

Stéfhanie disse...

Isso é uma pura verdade. Está faltando nos blogs aquele singelo toque pessoal, que faz você ficar ali horas e horas lendo e relendo os posts.
Já vi por aí muitos blogs sem noção com milhares de seguidores e 'curtidas' apenas porque fazem um sorteio por semana.. É triste, mas a realidade.
Mas para mim, os blogs diferenciados como o seu, são os que me chamam mais atenção.

Parabéns pelo tarabalho!
(Achei seu blog por acaso, hoje)

Beijos