domingo, 9 de setembro de 2012

Sobre procrastinar



Procrastinar é arte de adiar. De deixar pra depois aquela tarefa, conversa ou livro importante, mas que no momento parece desinteressante. O procrastinador é aquele que faz tudo no prazo final, ele vai responder o e-mail no dia correto, mas será às 23 horas e 48 minutos. 

Sempre li e ouvi falar sobre o assunto como algo ruim, mas essa semana vi esse texto no The Wall Street que ensina como ser um procrastinador melhor. De acordo com o autor, John Perry, procrastinadores não são improdutivos, mas o oposto. Para ele o importante é gerir a procrastinação.

A teoria de Perry é que procrastinadores agem de maneira estruturada, enquanto eles não realizam a tarefa importante, como completar um relatório do trabalho, eles fazem algo que gostam mais, como ler.  Um dos conselhos do autor é colocar limites em determinadas tarefas. Por exemplo, o procrastinador ao ler seus e-mails pode encontrar um termo novo, pesquisar no Google, depois ler um artigo na Wikipédia que trás nas referências um blog sobre o assunto.  Nesse trajeto ele poderá perder toda a manhã e sequer ler todo o e-mail.

Mas é importante saber que alguns dias não há como se livrar dela, não importa quantas técnicas de produtividade use, o único jeito é render-se. E claro, aproveitar o dia inútil sem peso na consciência.

3 comentários:

ingrid disse...

eu sou totalmente assim.. venho pra internet responder comentarios.. acabo vendo outros blogs e outros e outros e aí nao termino de responder ngm. haahha

ou vou pro pc editar fotos, fico no face e edito duas fotos de 30.

espero q eu consiga realmente por limites na minha procrastinação

Camila Faria disse...

Adorei o artigo. Foi bom ler algo positivo sobre os procrastinadores, me identifiquei! :)

Yatap Kátia Patrícia disse...

Eu sou uma procastinadora!!!
rsrsrs
e não sabia disso ¬¬'
srrsrs.
Adorei sei blog.

relicariodasrafleur.blogspot.com.br